Atibaia avança e investe em representatividade LGBT

Receber e atender de maneira adequada o público gay é um diferencial que tem rendido muito a destinos turísticos pelo mundo todo. Em Atibaia, no interior de São Paulo, comprova-se um esforço por atender cada vez melhor as necessidades específicas deste público, considerado exigente e bastante sofisticado.

Situada estrategicamente entre as rodovias Fernão Dias e Dom Pedro, a cidade de belas paisagens é dona de muitos atrativos naturais. Em plena Serra da Mantiqueira, em área de preservação ambiental, está a cerca de 60 Km da capital e o clima é um dos melhores do mundo. Além disso, é famosa pela produção de morangos e flores. As altas montanhas são excelentes para a prática de voo livre, sendo a mais procurada delas a Pedra Grande, com 1.450 m de altitude e uma grande superfície com muito ar puro e tranquilidade. Todos esses fatores, aliados à hospitalidade de sua população, fizeram de Atibaia um dos mais belos pontos turísticos da região da Mantiqueira.

Mas apesar dos seus mais de 350 anos de história, a cidade é uma senhora que não carrega nos ares o conservadorismo da idade que tem. Ao contrário, as gerações nascidas aqui parecem viver o auge da experimentação – especialmente quando o assunto é sexualidade.

Festa

Exemplo disso são as noites temáticas da festa LGBT Aceita. Sucesso de público e crítica, a proposta tem despertando o interesse e conquistado adeptos de toda a região. Tamanho sucesso, a festa foi escolhida de cenário para celebrar o aniversário de vinte e cinco anos de Dimmy Kieer, interpretada pelo ex-BBB Dicesar. A festa abriu as portas pela primeira vez em julho do ano passado e prepara sua edição de final de ano para o próximo dia 08 de dezembro – confira mais informações do evento, neste link.

Hotelaria

Para quem procura descanso em meio a paisagem da cidade, Atibaia mantem um pousada dedicada exclusivamente ao público LGBT, desde 2006. Ela conta com 36.087 m² de área verde e tranquilidade.

Para o proprietário Mauricio Guedes, a hospedagem requer uma série de cuidados, desde detalhes que fazem a diferença na receptividade ao hóspede até questões institucionais. Segundo dados da Internacional Gay and Lesbian Travel Association (LLGA), viajantes LGBT movimentam cerca de 140 bilhões de dólares por ano e cresce anualmente em torno de 10%.

Cidadania

No último semestre a cidade foi cenário de vários eventos importantes, como a inserção dos temas uniões homoafetivas e o direito de uso do nome social na programação de palestras realizadas no plenário da Câmara Municipal de Atibaia pela Escola Legislativa. Com o ciclo de palestras, o Legislativo destacou a importância de dar visibilidade e de valorizar a tolerância e o acolhimento de populações afetadas por questões étnicas, sociais e de gênero.

Outro destaque foi a vinda do líder do Comitê LGBT da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), consultor de diversidade e especialista nos temas inclusão, gênero e sexualidade Ricardo Sales para palestrar no Encontro de Conhecimento de Relações Públicas (ENCORP) com a presença de centenas de estudantes e profissionais, não somente da região, mas até mesmo de outros estados.

Representatividade

Na internet, os canais no YouTube de personalidades da cidade ostentam um grande número de visualizações, como da trans Barbara Alvez, que apresenta sua rotina em vídeos com até 625 mil views. Com linguagem informal e direta, Barbara usa de deboche e humor ácido na abordagem de temas que vão além da sexualidade, como bullying e autoestima.

Notícias Relacionadas

Leave a Comment